20 de abr. de 2016

Porto de Galinhas - Sua História

Pokemon-Go

FAÇA SEU CADASTRO E CONCORRA A PRÊMIOS! Fique por dentro das novidades! Cadastre seu email para receber nossas atualizações, dicas de novos destinos, concorrer a prêmios e muito mais! Clique em: Eu quero me cadastrar.


HOME PAGE - SUA HISTÓRIA - GASTRONOMIA - HOTÉIS E POUSADAS - ATRAÇÕES TURÍSTICAS - TURISMO RURAL - VÍDEOS - CONTATOS - NOSSO PATROCINADOR - FACEBOOK



468x60 Novo Razer

Sua História
Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. A região possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, além de estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Toda a região é muito frequentada por turistas e surfistas de diversas nacionalidades, sendo eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas. Localizada em Ipojuca que é um município de Pernambuco, é um dos integrantes da Região Metropolitana do Recife, distando cerca de 43 quilômetros ao sul da capital pernambucana. Originariamente chamada de "Porto Rico", devia seu nome ao envio do pau-brasil para a Europa durante os séculos XVI e XVII. O pau-brasil é uma árvore de madeira dura e cor avermelhada, a qual era altamente valorizada por sua utilização na coloração têxtil e fabricação de instrumentos musicais.
Desembarcando Escravos
Quando do estabelecimento da primeira aglomeração urbana, surgiu um cais, com atracadouro para barcos e navios que traziam escravos da África, principalmente de Angola. Segundo relatos da história, Porto Rico torna-se um importante lugar de desembarque de escravos trazidos da África, os quais passavam a ser utilizados no cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos da região. Com a proibição de tráfico de escravos, em 1850, quando ocorria a chegada de navios negreiros, referiam-se a este comércio ilegal como se estivesse chegando um navio de "galinhas no porto" para desviar a atenção dos abolicionistas. Passando então a ser chamado de Porto de Galinhas e não mais de Porto Rico. Porto de Galinhas permaneceu como local de veraneio dos senhores de engenho e porto pesqueiro até a década de 60, quando foi descoberta pela classe média e passou a ganhar pouco a pouco a projeção que a transformou num dos balneários mais conhecidos do Brasil.

Como chegar
De avião:
Porto de Galinhas está a cerca de 43,5km do Aeroporto de Guararapes; por ser uma região de muita visitação e relativa proximidade com a capital pernambucana, chegar ao local é simples. É preciso pensar na forma de locomoção até Porto de Galinhas. A distância entre a cidade Recife ou do Aeroporto e o destino final pode ser percorrida em carro alugado, táxi, ônibus ou transfer.
_Promo USA 468x60

De carro:
Vindo do Norte
Saindo do norte do estado, do Aeroporto do Recife ou do Recife, o principal acesso é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a PE-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas.
De João Pessoa-PB a Porto de Galinhas-PE

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

Vindo do Sul
Acesso pela BR-101 (sentido Litoral Norte, até o município de Escada), onde se pega a PE-060 (até Ipojuca). A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e então a PE-009.
Maceió-AL a Porto de Galinhas-PE
De ônibus
Ônibus para Porto de Galinhas saem da frente do Aeroporto Internacional do Recife e também do TIP (rodoviária) em vários horários. Para quem quiser sair do aeroporto e pegar um ônibus, não há dificuldades, bastando deixar o terminal de desembarque e, em seguida, sair pela porta que fica próxima ao escritório de informações turísticas. É preciso esperar pelo veículo junto a um ponto de ônibus que se localiza antes da entrada do estacionamento. Não há rodoviária em Porto de Galinhas e o desembarque do ônibus é feito próximo ao posto de gasolina. Converse com o motorista para saber qual é o ponto de descida mais próximo de sua pousada ou hotel.
468x60_reload-V2

Táxi e Transfers
Quem estiver em um grupo pequeno (4 ou 5 pessoas, dependendo do veículo), poderá fazer o translado com um empresa de turismo ou táxi. Essa é uma forma rápida e confortável para se chegar até Porto de Galinhas, com garantia de bom preço, caso o valor seja dividido entre as pessoas, e que deixa os viajantes exatamente onde querem ficar. Faça aqui a sua reserva.

Circulando:
A vila, com ruas estreitas, é para ser curtida a pé. Por terra ou mar, os passeios são as grandes atrações de Porto de Galinhas. Os de buggys permitem conhecer grande parte das praias, enquanto as jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas repletas de peixes coloridos formadas na maré baixa , que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem. Já os barcos levam o turista a deserta ilha de Santo Aleixo, perfeita para mergulhos profundos. Quem ficar hospedado longe do centro deve optar pelo aluguel de buggy para circular pela região.
Turismo
Porto de Galinhas deve muito de sua fama ao imenso conjunto de recifes que fica próximo da orla. Por causa dele, a vila de pescadores transformou-se num respeitável polo turístico a partir do início dos anos 90: viajantes de todos os cantos do Brasil aportavam na vila para embarcar em jangadas e conhecer os recifes e piscinas naturais. Surgiram hotéis, pousadas, resorts, condomínios residenciais e casas de veraneio para atender a um número crescente de visitantes. Tanta gente pisou nos recifes que a destruição da vida marinha foi inevitável. Nos últimos anos, o passeio praticamente foi relegado a segundo plano, perdendo espaço para os tours de buggy, as praias do sul ou mesmo as atividades dos resorts. Medidas foram tomadas, em 2014, para a recuperação desse patrimônio – agora, monitores controlam o acesso e limitam o tempo do passeio e a área visitada. Resta saber quanto tempo vai levar para que a medida dê resultado. Enquanto isso, os buggys, as praias e os resorts continuarão garantindo a diversão.

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

Projeto Hippocampus
Quem vai a Porto de Galinhas tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Para isso, o turista só precisa fazer um passeio de jangada pelo pontal de Maracaípe. No local, é possível ver o animal em seu habitat. Lá, também se encontra o Projeto Hippocampus - que desde 2001 está presente no balneário e luta pela preservação desses animais. Algumas curiosidades sobre o cavalo-marinho:
São peixes ósseos e pertencem a um único gênero - Hippocampus;
O macho é quem engravida;
Até o momento, em Porto de Galinhas só foi encontrada a espécie Hippocampus reidi;
Na fase adulta, o Hippocampus reidi chega a atingir 18,5 cm;
Em média, o animal vive cinco anos.
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre o cavalo-marinho, podem visitar o site.
Cavalo-Marinho
No caminho para a praia de Serrambi, você pode conhecer a sede do Projeto Hippocampus onde há exposição de aquários com vários animais da espécie encontrados nas águas da região. O projeto Hippocampus...

Vídeo-Porto de Galinhas

Próximos Tópicos
Gastronomia: Onde comer, Cabidela da Natália, África Grill, Sabores D' Casa, Restaurante Maracaju, Restaurante Beijupiará, Restaurante Barcaxeira, Restaurante Estrela da Manhã, Restaurante Munganga Bistrô, Pescaria Restaurante e Bar, Mais Restaurantes, Previsão do Tempo em Porto, Conheça o Patrocinador. Clique em: Gastronomia.
Previsão do tempo em Porto


Stats

MENU
HOME PAGE

Um comentário:

  1. Lugar lindo!!! Águas cristalinas, tranquilidade e muita beleza, tudo que eu estava buscando. Pousada Iandê está de parabéns, ótimo atendimento. Adorei e pretendo voltar! ��

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário