1 de dez. de 2015

Chapada dos Veadeiros - Sua história

Pokemon-Go

FAÇA SEU CADASTRO E CONCORRA A PRÊMIOS! Fique por dentro das novidades! Cadastre seu email para receber nossas atualizações, dicas de novos destinos, concorrer a prêmios e muito mais! Clique em: Eu quero me cadastrar.

HOME PAGE - SUA HISTÓRIA - COMO CHEGAR - GASTRONOMIA - HOTÉIS E POUSADAS - ATRAÇÕES TURÍSTICAS - VÍDEOS - CONTATOS - NOSSO PATROCINADOR



250x250 Novo Razer



Ofertas 468x60
Destinos Ecológicos é com a CVC
Perfumes Importados p metade do preço.
Best Price Mix - China Eastern Airlanes Jet Airways

Sua História
Seus primeiros habitantes foram os índios Avá Canoeiros, Crixás e Goyazes. Em 1592 os bandeirantes abriram as primeiras trilhas. O nome da chapada faz referência aos caçadores de veado-campeiro. Por volta de 1730, começam a chegar os primeiros bandeirantes, tendo como missão mais significativa a Bandeira do Anhanguera. Vinham faiscando o ouro dos riachos e criando as primeiras vilas e arraiais. Traziam consigo escravos negros, que logo fugiam para os vãos entre as montanhas, onde constituíam comunidades que até hoje vivem isoladas (kalungas), ao norte do município de Cavalcante, cidade que foi eixo e matriz da ocupação de toda a Chapada.

Povoamento
O povoamento da região ocorreu com a implantação de uma fazenda na segunda metade do século XVII por Francisco de Almeida, passando a se constituir num pequeno núcleo de colonização, denominado Veadeiros, no qual foram agrupando lavradores. Nesta época radicaram-se também Firmino de Almeida Salermo, José Pereira Barbosa e Manuel Caboclo que se dedicaram à pecuária e ao cultivo do café. O clima e o solo da região demonstrara-se favoráveis ao cultivo do trigo e, segundo registros históricos , as primeiras sementes foram introduzidas por alguns egípcios que vieram da Bahia por volta de 1800. Conhecida como Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros se destaca pela quantidade de nascentes de águas puras e cristalinas, cachoeiras, poços, cânions, belas paisagens, trilhas históricas e seu povo hospitaleiro.

Criação do Parque
O astral místico e as incontáveis belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, fazem de Alto Paraíso de Goiás um ponto de encontro de diversas tribos. Por lá, reúnem-se esotéricos, ecoturistas e aventureiros em perfeita harmonia. Para proteger tanta beleza foi criado pelo governo federal, em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, acessível pelo vilarejo de São Jorge, a 36 quilômetros de Alto Paraíso. Na área de 65 mil hectares há poucas trilhas e estão abertas a visitação. Continue lendo.
Destinos Ecológicos é com a CVC
Destinos Ecológicos 468x60


Patrimônio
Toda essa região fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico do continente, formado a 1 bilhão e 800 milhões de anos. Aqui, entre cânyons rochosos, trilhas, cachoeiras e poços de água cristalina o turista vai sentir toda a força e energia do cerrado. A região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que pela sua importância, recebeu títulos internacionais de Reserva da Biosfera Goyas e Patrimônio Natural da humanidade (Unesco).

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

Cultura
A movimentação é intensa com os preparativos para mais um Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros. A Associação dos Moradores da Vila de São Jorge reúne profissionais, artistas e outros para desenvolver um encontro voltado para o fortalecimento dos grupos culturais de todo o Brasil.
Kayapos mebengokres

O Encontro
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Entre 19 e 27 de julho, a pequena vila de São Jorge, localizada a 36 km de Alto Paraíso se prepara para receber indígenas, quilombolas e representantes das mais diversas manifestações da cultura popular do Brasil e de outros países para compartilhar suas artes, fé, músicas, danças e costumes.
Um espetáculo permeado por debates e ações que valorizam o patrimônio imaterial e incentivam políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais. Realizado a céu aberto, o Encontro de Cultura acontece anualmente desde 2001 e atrai milhares de turistas durante todo o evento.
Perfumes Importados p metade do preço.
BLZWEB 428x60


Aldeia Multiétnica
A Aldeia Multiétnica é uma iniciativa dentro do Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros que reune varias etnias indígenas em uma vivência de cantos, rituais, oficinas, conversas, projeções e ações em um único espaço multicultural. Durante uma semana todos os povos se reúnem para mostrar sua cultura e compartilhar conhecimentos nesta aldeia satélite onde foram construídas casas tradicionais das etnias Krahô, Kayapó, Yawalapti e para a próxima edição conta com uma proposta para a casa Xavante que este ano estreou sua participação com o brilho de rituais fortes e sensíveis.

Biblioteca Itinerante
Biblioteca Itinerante Infantil. A Barca das Letras ficou instalada próxima à Oca central, onde acontecem as manifestações culturais de todos povos indígenas presentes. E foi neste espaço que crianças indígenas de diversas etnias brincaram pra valer, entre gibis, livros e adereços diversos(barco de miriti, a mini canoa, mosquiteiro, candeeiro) das várias comunidades que a Barca já vivenciou nos últimos quatro anos. Doe livros infantis e gibis. Clique Barca das Letras.

Turismo
Um dos principais atrativos turísticos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. A região abriga rios cristalinos, cachoeiras de 100 m e enormes paredões de pedra, rodeados pela vegetação do Cerrado. Para chegar às atrações, o visitante precisa estar disposto a caminhar: as trilhas de acesso chegam a 5 km, com trechos íngremes e pedregosos (em algumas é necessária a presença de guia). A Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico.
Best Price Mix - China Eastern Airlanes Jet Airways
22/01/2015a 468_60_new_3_CN Image Banner 468 x 60

Muitos dos atrativos naturais estão em propriedades particulares, espalhadas em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante ou São Jorge. O roteiro na Chapada dos Veadeiros inclui desde passeios mais calmos, como observações de pássaros, massagens e meditações, até os mais radicais, entre eles rapel e tirolesa praticados próximos às quedas d’água. Em São Jorge fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001. Nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estendendo até abril.
Veadeiros no Street View

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

Vídeos

Próximos Tópicos
Como Chegar: De carro, De Ônibus, Como circular, Características, Discos Voadores, Datas Festivas, Festa da Bandeira do Divino Espírito Santo, Dicas de Segurança, Hotel Urbano, Aluguel de carros, Encontre seu Cartucho ou Toner. Clique em, Como Chegar.
MENU
HOME PAGE
Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário