18 de mai. de 2016

Paraty-RJ - Sua história

Pokemon-Go

FAÇA SEU CADASTRO E CONCORRA A PRÊMIOS! Fique por dentro das novidades! Cadastre seu email para receber nossas atualizações, dicas de novos destinos, concorrer a prêmios e muito mais! Clique em: Eu quero me cadastrar.


SUA HISTÓRIA  - COMO CHEGAR - GASTRONOMIA - ATRAÇÕES TURÍSTICAS - HOTÉIS E POUSADAS - VÍDEOS - FALE CONOSCO - NOSSO PATROCINADOR - FACEBOOK

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.



Noites Grátis 300x250


468x60 Novo Razer


Sua história
Patrimônio Histórico Nacional, Paraty preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Município do estado do Rio de Janeiro, localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital. Em meados do ano de 1600 foi fundado o primeiro povoado de Paraty em torno da Capela de São Roque. Após 40 anos os indios que viviam no outro lado do rio (Hoje o centro Histórico) foram expulsos e assim o povoado foi crescendo.

A capela
Por ocasião da fundação do povoado ergueu-se uma pequena capela dedicada São Roque sobre o atual morro do Forte, onde então se encontravam construídas as primeiras moradias. Porém, em 1646, Dona Maria Jácome de Melo doou a área situada entre os rios Perequê-Açu e Patitiba para a construção do novo povoado exigindo que nele se construísse um capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, santa de sua devoção, e que não se molestassem os índios que ali viviam.
cameras - 468x60


Sua fundação
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. A atual Igreja da Matriz começou a ser construída em 1787 só ficando pronta em 08 de setembro de 1873, 86 anos depois. Foi a terceira igreja construída no mesmo local (a primeira foi construída em 1646 com parede de pau-a-pique e teto de sapê e a segunda em 1668 com paredes de pedra e cal - ambas demolidas porque ficaram pequenas para atender o povoado). No dia de abertura da igreja Matriz foi realizada uma procissão transferindo algumas imagens da igreja Santa Rita para a Matriz, costume que se conserva até hoje por ocasião da Festa de Nossa Senhora dos Remédios.

Localização
Localizada na Baia de Ilha Grande, a cidade de Paraty foi projetada por militares portugueses para ser um importante porto da colônia. A geografia do lugar era extremamente favorável a construção desse porto, pois era possível construir dois fortes um em cada ponta da baia para proteger a cidade de piratas. No século XVIII a cidade foi conectada as cidades mineiras de Diamantina e Ouro Preto através da Estrada Real ou Rota do Ouro fato que transformou Paraty no principal porto exportador de ouro do país.

Caminho do Ouro
Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, a Estrada Real, Caminho do Ouro em Paraty, está bastante preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado "Ciclo do Ouro", Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal.
BLZWEB 428x60


A Economia
Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII. Por todo o trajeto da Estrada Real foram colocados marcos sinalizadores. Visitar o Caminho do Ouro permite conhecer, não só uma importante obra de engenharia, mas também uma ecologia deslumbrante e o povo paratiense com sua cultura, seu passado e seu presente. Cachoeiras, ateliers, alambiques, comidinha caseira e muito mais. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois o Caminho hoje passa por propriedades particulares. Agende a sua visita com estes Guias Credenciados: Clique aqui.

Teve também sua grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. No século XIX passou a ser muito importante para a economia nacional, pois tendo o segundo principal porto do Brasil e de onde saia o ouro das Minas Gerais para Portugal. Durante essa época, vários Casarões começaram a ser construidos. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico.
B01 468x60


A crise
A maior crise do município foi na época da abolição da escravatura no ano de 1888, pois o município perdeu o movimento em seu porto e a população que era de aproximadamente 16.000 habitantes caiu para menos de mil. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha, e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais. A cidade é cortada pela rodovia Rio-Santos BR-101, que é o principal meio de acesso ao resto do estado do Rio de Janeiro e ao litoral norte de São Paulo.

Fluxo das marés
Por estar localizada quase ao nível do mar, Paraty foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Na mureta que cerca o Centro Histórico há várias passagens para a entrada da água, que inunda periodicamente algumas ruas. Considerado mais um atrativo turístico de Paraty, o fenômeno é fotografado e filmado por visitantes e moradores.
Destinos Ecológicos 468x60

No ano de 1966 a cidade foi reconhecida como Monumento Nacional. Paraty é muito mais que apenas uma pequena cidade histórica. Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil.

Ilhas e Praias
Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas. As praias de Trindade são uma atração à parte: em fevereiro de 2009, o governo federal delimitou a Praia do Meio, em Trindade, como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".
Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.


O Turismo
O longo processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve, paradoxalmente, o casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país. Pelas ruas de pedra irregular, circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. As casas históricas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e de estátuas vivas. A prática de esportes de aventura. Nas trilhas de Paraty pode-se caminhar por dias a fio. O roteiro mais tradicional entre os amantes da caminhada é a Travessia da Juatinga, que costeia toda a Península da Juatinga, em trilhas de servidão que datam do tempo dos escravos. Praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho autônomo. As águas calmas, cristalinas e sempre tépidas da Baía da Ilha Grande são ideais para essa prática, atraindo grande número de praticantes.
Paraty no Street View

Próximos Tópicos
Como Chegar: De ônibus, Percurso, De avíão, De carro, Circulando, Roteiros, Calendário 2016, Hotéis e Restaurantes, Vídeo, Paratty no Street View. Clique em Como Chegar.
Previsão do tempo em Paraty-RJ


Stats

MENU
HOME PAGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário