13 de mai. de 2016

Cânyon do Xingó - Sua História

Pokemon-Go

FAÇA SEU CADASTRO E CONCORRA A PRÊMIOS! Fique por dentro das novidades! Cadastre seu email para receber nossas atualizações, dicas de novos destinos, concorrer a prêmios e muito mais! Clique em: Eu quero me cadastrar.

cameras - 468x60




Bem vindos ao Cânyon do Xingó => Onde as pedras parecem ser polidas à mão. Onde a Imagem de barro envernizada de São Francisco se encontra encravada nas paredes do Cânion. terras por onde andou Lampião e seu bando. É fantástico! => Antes de viajar ao exterior, conheça todas as belezas do Brasil.
Sua história
Onde fica o Cânyon do Xingó? Para muitos ainda continua desconhecido.
No município sergipano do Canindé de São Francisco, estão três das grandes belezas da região: o Velho Chico, os Cânyons do Xingó e o Vale dos Mestres. Nesta edição iremos falar do Cânion do Xingó. Destino ainda pouco conhecido dos brasileiros. O Cânyon do Xingó é uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste, localizado no sertão de Sergipe, a 213 quilômetros da capital Aracaju.
Um dos passeios mais bonitos no Xingó é o de escuna ou catamarã pelo rio São Francisco. O ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. Depois de meia hora de navegação, chega-se ao imponente cânion do Xingó, com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. Pequenos barcos levam os turistas entre as brechas dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar.

Considerado o quinto maior do mundo e o segundo da América do Sul, é também um dos maiores cânyons nevegáveis do mundo. O cânyon possui belos paredões rochosos esculpidos pelo tempo e clima com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local.

A Estátua de São Francisco
São pedras que parecem polidas à mão e, ao longo da margem, apresentam abóbadas naturais. No alto de uma dessas, está cravada a imagem de barro envernizada de São Francisco. Uma homenagem às águas do rio que leva o mesmo nome. O lago que virou um dos pontos turísticos do menor estado do país, é uma extensão do "Velho Chico".
Há dez anos, o rio às margens de Canindé, distante 213km de Aracaju, capital sergipana, era seco. Até então, a região era coberta por vegetação típica do agreste. Mas, a necessidade de construir uma usina hidrelétrica no lugar exigiu a transformação da natureza.

Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.

A dimensão do Cânyon
Assim, de julho a dezembro de 1995 fez-se o alagamento da região. O canyon do Xingó chega, em alguns trechos, a 170m de profundidade. Apesar da intervenção humana, em poucos tempo, a paisagem natural e o rio se entrosaram e não deixaram indícios de artificialidade. Esse é um dos passeios prediletos dos visitantes de Sergipe.
De lancha ou catamarã é possível ter acesso aos lugares próprios para banho, onde a água verdinha brilha com os feixes de luz que as rochas deixam passar. Com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros.
Aqui há 65 milhões de anos era mar e houve um grande abalo tectônico que afastou o mar para o local que é hoje, deixando para trás essas fendas de paredões rochosos de areníticos e graníticos que continuam sendo lapidadas através das ações eólicas e ações térmicas.

Prática de Esportes
Além da abundância de belezas naturais, Canindé ficou ainda mais atraente para o turista desde que suas águas pluviais foram represadas para a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, em 1988. Explica-se: as corredeiras deram lugar a águas mais calmas e propícias à navegação, o que possibilita agradáveis passeios de catamarãs e lanchas entre belíssimos cânions e outras paisagens paradisíacas. Sendo um dos lugares mais bonitos do Brasil, não é à toa que a região é visitada por turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer suas belezas, observar a fauna, navegar por entre as rochas de granito avermelhado que circundam o lago e praticar esportes radicais, como escalada, rapel, tirolesa, trekking e trilhas.
A exuberância do Rio São Francisco pode ser acompanhado desde o início do passeio no Porto Karrancas, localizado no dique da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, inaugurada em setembro de 1997, e que deu origem ao 5º maior cânion navegável do mundo.

Programas de TV
Atraíndo turistas não só do Brasil como do exterior, O Cânyon do Xingó é cenário de grandes produções. Retratados por séries, seriados e programas de tv, nas quais duas delas ficaram muito famosas, como foi o Cordel Encantrado uma novela que foi ao ar em 2011 e recentemente foi gravado e exibido a minissérie Amores Roubados uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e cuja exibição ocorreu de 6 a 17 de janeiro de 2014, totalizando 10 capítulos. É também cenário de vários comerciais de roupas, carros, óculos etc.



Lampião e Maria Bonita
As terras que um dia foram percorridas e exploradas pelo bando de Lampião e Maria Bonita na era do Cangaço atualmente recebem milhares de turistas que chegam neste pedaço de Sergipe. Foi seguindo as trilhas do canyon que Lampião, Maria Bonita e o seu bando passaram muitas vezes. Dormiam nas grutas ou se escondiam nelas quando fugiam da "Força".
O Cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mas conhecido como Lampião, foi morto na Fazenda Angicos em Poço Redondo e ele, junto com Maria bonita e mais nove pessoas do seu bando, foram levados até o Centro Comercial de Piranhas e na sede da Prefeitura, a cabeça de Lampião, e do seu bando, ficaram expostos após decapitação, para que ficasse bem claro a todos que o Exército vencera a batalha contra os cangaceiros de Lampião.

Patrimônio Histórico
O município ainda é banhado pelo rio São Francisco e foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN. Além do tombamento histórico, Piranhas destaca-se por encerrar o último trecho navegável do Baixo São Francisco, abrindo caminho para o Canyon do "Velho Chico". É no Município de Piranhas, que fica o conhecido bairro de Xingó, o qual serviu de base para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, pela Chesf, responsável pela geração de cerca de 25% da energia do Nordeste.
Pokemon-Go
Você deve estar vivendo em Marte, se você ainda não ouviu falar de Pokemon Go até agora. Mesmo se você não jogar o jogo, você pode ter sido irritado com as pessoas ficar em seu caminho com seus telefones como eles olham para as criaturas. É tão popular e esta mania está varrendo o Mundo. Saiba como jogar o Pokemon Go App Like a Pro - Adquira todos os aplicativos.



A Chesf e o Turista
Para atender os turistas com relação a passeios, a cidade dispõe de guias e um centro de recepção ao visitante coordenado pela CHESF. A cidade oferece a visita a Usina Hidroelétrica de Xingó que é a segunda maior do Brasil e uma das mais modernas do mundo.
A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.
As antigas e não navegáveis corredeiras deram lugar a águas mais calmas, possibilitando inesquecíveis passeios num labirinto de belissimos Cânyons de formação rochosa de cerca de 65 milhões de anos de existência, que infundem respeito e admiração em quem as contempla.

Vídeos

Próximos tópicos
Como Chegar: Indo de carro, alugue um carro, Karranka's Bar e Restaurante, Gastronomia, Encontre Restaurantes, Feira Livre, O Complexo Turístico, Rio São Francisco, O Cânion do Xingó. Clique em, Como Chegar.
MENU
HOME PAGE
Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário