Cânyon do Xingó - Atrações Turísticas





300x250 Novo Razer


cameras - 468x60


O Turismo
Com o início da operação da Usina Hidrelétrica de Xingó - CHESF em 1994, e com o advento de dezenas de quilômetros de lago artificial, a região da bacia hidrográfica do rio São Francisco entre a jusante de Paulo Afonso (BA) e os cânions de Alagoas e Sergipe, passou a ser um grande pólo de desenvolvimento regional através do turismo. Clique e conheça a MF-Tur Empreendimentos Turísticos. Conheça nossas agências parceiras e desfrute dos mais diversos passeios pelos Canions do São Francisco. Xingó - AL

Mundo Novo Ecoturismo
Diante do crescente fluxo de visitação turística à região de Canindé do São Francisco e, por conseqüência, às trilhas da Fazenda Mundo Novo, esse trabalho procurou determinar o cálculo da capacidade de carga das cinco trilhas da Fazenda Mundo Novo pelo fato de receberem pequeno fluxo de turistas, o que possibilita realizar previamente seu plano de manejo cuja implantação vai depender da visão empreendedora e responsável do proprietário da fazenda. A propriedade localiza-se no município de Canindé do São Francisco, possui 673 hectares e está aberta à visitação turística desde janeiro de 2003. As trilhas dos Veados, Refúgio de Lampião, Alto do Céu, das Craibeiras e Descida do Ferreira recebem visitação turística de pessoas oriundas de Aracaju e outros Estados.

Museu da Caatinga
Na área do Xingó Parque Hotel, fica localizado o Museu da Caatinga, onde de forma interativa você vai conhecer através de som e imagens vários animais do único bioma genuinamente brasileiro. Entre essas espécies da fauna destaque para o veado-catingueiro, preá, gambá, sapo-cururu, ararinha azul e asa branca. Já a vegetação, na exposição estão plantas que servem para preparação de medicação até ao famoso mandacaru, xique-xique, bromélias, angico, aroeira, entre outros. O acesso ao Museu é gratuito e pode ser acompanhado por um funcionário da recepção do hotel.
Destinos Ecológicos 468x60


Museu de Arqueologia - MAX
Criado pesquisar, preservar e expor o patrimônio arqueológico de Xingó, o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), gerido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), está localizado no município de Canindé de São Francisco (SE) e oferece um rico acervo de peças arqueológicas. Com o início dos trabalhos de construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, em 1998, a UFS desenvolveu projeto de salvamento arqueológico na área que seria inundada pelo reservatório da nova usina, o que permitiu identificar a existência de uma cultura xingoana na região, há pelo menos nove mil anos atrás. Continue lendo.

Rota do Cangaço
O roteiro começa em Piranhas, cidade histórica de Alagoas tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Segue pela Rota do Cangaço, percorrendo a trilha que a volante militar fez em busca do bando de Lampião e Maria Bonita, até a Grota do Angico, onde parte do grupo foi morto, para depois desvendar parte das belezas dos Cânions do São Francisco e um pouco da arte e dos sabores do Sertão. O ponto de partida para esta aventura é o cais de Piranhas. Lá, o visitante embarca em um dos catamarãs que seguem em navegação pelas águas do Rio São Francisco até o município de Poço Redondo, em Sergipe. O percurso é feito ao som do típico forró nordestino e das histórias e "causos" do cangaço relatados pelos guias. Continue lendo.

Vale dos Mestres
Com uma trilha de aproximadamente 2000 metros de extensão e formado por sítios arqueológicos, o Vale possui três abrigos encravados no sopé dos paredões à margem direita do riacho, fazendo parte do rio Poço Verde, um dos afluentes do rio São Francisco. O Vale dos Mestres abriga ainda inscrições com pinturas rupestres de mais de três mil anos e é considerado por muitos visitantes um lugar esotérico por manter um ar de magia, encantos e deslumbramentos. Se o lugar é mágico ainda não existem provas, o fato é que nenhuma trilha no Brasil é cercada de tanto mistério. Muitos acreditam ainda em lendas e até na existência de sinais de civilizações anteriores à chegada dos descobridores, mas, na realidade não existe alguém que não se encante com tantos mistérios, paz e com a ação da natureza ao longo do tempo que ficou registrado nas pedras e trilhas do Vale. Saiba mais sobre o Vale. Continue lendo.
dealform 468x60


Usina Hidrelétrica de Xingó
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco. A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km², bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km², com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE. A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num cânyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.

Mercado Público
O mercado público e as feiras livres de Canindé são as expressões mais detalhadas da cidade. É lá onde o turista encontra os cheiros, cores, gostos e tradições da população. A feira livre da cidade tem virado atração. O turista encontrará desde frutas e verduras aos mais autênticos produtos da culinária sertaneja, a exemplo de manteiga de garrafa, ovos de galinha de capoeira, rapadura, além de temperos e artefatos em couro. Os doces caseiros enrolados na palha e os produtos confeccionados à base de milho e coco, a exemplo do beiju, pé de moleque, malcasado, viraram souvenires nas mãos dos turistas. A rapadura é embalada para viagem e de lá segue para os mais diversos cantos do país. Continue lendo:

A Festa do Quiabo - Vídeo
Canindé de São Francisco, no Alto Sertão Sergipano, o Perímetro Irrigatório Califórnia se tornou referência no cultivo e comercialização de quiabo. Com auxílio da irrigação pública e da assistência técnica da companhia, os lotes familiares produzem cerca de 14,2 toneladas. Estes números fazem de Canindé o maior produtor de quiabo de Sergipe, e coloca o nosso Estado entre os maiores do Brasil. E é também o maior produtor de goiabas do estado do Sergipe Um dos mais importantes acontecimentos sazonais da cidade de Canindé de São Francisco, a Festa do Quiabo. A festa é realizada no mês de novembro com grandes atrações da música popular, dentro da programação da Emancipação Política do município. Além das Gincanas como a "Corrida do Quiabo", "Quem come mais Quiabadas" e "Quem come mais Goiabas" tem também o Concurso que elege a Rainha do Quiabo e mais a "Corrida Escorrega no quiabo enchendo o cesto de goiaba". O turista não deve deixar de vir e apreciar o Festival.
NUmber One 468x60


A Padroeira
A comunidade católica de Canindé de São Francisco celebra de 29 de novembro a 08 de dezembro a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Com o tema “Nossa Senhora da Conceição, ajuda-nos a compreender a família como instrumento do amor de Deus para a humanidade!”, uma vasta programação foi preparada pela Paróquia de Canindé para celebrar a data solene. Acompanhe pelo Facebook.
Generica 468x60


Vídeos

Agradecimentos
O Blog e toda equipe agradece a todos os turistas apaixonados por novos lugares, que vieram de todos os estados e países, visitaram este blog e encontraram nele o conteúdo que procuravam. Esperamos que tenha sido uma excelente fonte de informações e que tenhamos proporcionado uma incrível viagem pelo que há de melhor nas maravilhas naturais de um país chamado ...
Brasil.
Obrigado e volte sempre!
Thank you and come back soon !

MENU
HOME PAGE
Stats



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário