Porto de Galinhas - Turismo Rural




Banner 300 x 250

468x60 Novo Razer

Turismo Rural
Ipojuca-PE nasceu de uma pequena vila e tornou-se cidade em 1890, passando a ser um grande ponto turístico de Pernambuco. Além das belas praias, Ipojuca possui um grande acervo rural. O municipio reúne 76 engenhos e uma grande quantidade de mosteiros e igrejas. A idéia é fazer com que o turista tenha além do turismo de lazer e aventuras em Porto de Galinhas e adjacências, também tenha mais opções e maiores conhecimentos sobre outros atrativos importantes na região.
Ipojuca além de distrito sede, é formado pelos distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó e pelos povoados das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, Maracaípe, Serrambí, Touquinho, Suape, Cupe e seus engenhos.

http://www11.condor.com/tcf-pt/index.jsp

Trilha dos Engenhos
A Trilha dos Engenhos tem como objetivo integrar aventura, cultura e ecologia além de conhecer e difundir os engenhos que são marcos históricos, culturais e ecológicos importantes no estado de Pernambuco. Ipojuca foi palco de batalhas na invasão holandesa. Foi em terras dos Engenhos Tabatinga e Penderama onde aconteceram os dois confrontos armado contra os holandeses com a vitória destes que derrotaram as minguadas tropas de Domingos Fagundes e de Amador Araújo. Mais tarde Domingo Fagundes e Amador Araújo uniram suas tropas com as de João Fernandes Vieira e juntos obtiveram a primeira grande vitória luso-brasileira contra os holandeses no famoso Monte Tabocas em Vitória de Santo Antão.
Muitos desses engenhos encontram-se desativados. Mas quem visita a região deve reservar algumas horas para voltar ao passado e conhecer três grandes engenhos que continuam em plena atividade.

Generica 468x60

Engenho Gaipió - Vídeo
Um dos principais da região e com mais de 250 anos de história é um dos destinos turísticos mais procurados. Despontando como atração turística rural, o engenho é constantemente procurado por viajantes que querem conhecer a cultura e história de Pernambuco. O Engenho Gaipió está localizado na zona rural ipojucana e foi, por muito tempo, o lar de importantes personalidades de Pernambuco, como o ex-governador Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti. O engenho conserva todas as características históricas da sua fundação. A casa-grande, construída em 1863, preserva os móveis ao estilo neoclássico e a decoração típica da sociedade do século XIX.

UFC 468x60

Engenho Canoas - Vídeos
O Engenho de Canoas foi um dos mais importantes do estado, onde são produzidos até hoje mel, rapadura e cachaça de forma artesanal. A sede do engenho está localizada nos arredores do distrito de Nossa Senhora do Ó, distante 9 km do centro de Porto de Galinhas. O acesso ao local é feito pelo km 2 da rodovia PE-009. Surgiu em 1786 e é um dos locais mais importantes da região. Durante a visita, você verá uma moenda inglesa de 1850, um alambique de cobre e os tonéis onde a cachaça é maturada. Depois aprenderá sobre o feitio de aguardente, mel de engenho e rapadura, que podem ser degustados. No espaço, acontecem todos os anos, no dia 12 de junho, a Festa de Santo Antônio, uma comemoração em homenagem ao santo padroeiro, que reúne fiéis de várias partes do país. Antes de ir embora, o visitante pode ainda comprar os produtos fabricados no engenho.

Destinos Ecológicos 468x60

Engenho Massangana - Vídeo
Próximo a Ipojuca, localizado no Cabo de Santo Agostinho, o Engenho Massangana é um dos encantadores conjuntos arquitetônicos rural do século XIX, composto pela Casa-Grande e a Capela barroca de São Mateus em uma área de dez hectares. A área era uma floresta habitada pelos índios. Os colonizadores portugueses a conquistaram, desmataram e construíram o engenho para fabricar o açúcar mascavo e exportá-lo para a Europa. A propriedade apresenta um museu de móveis datado do mesmo período, situado no prédio principal. Nesses espaços, o escritor Joaquim Nabuco viveu boa parte de infância e iniciou sua luta abolicionista. O nome do engenho, de origem africana, vem do rio Massangana que, na época do auge do açúcar, servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o porto do Recife.

Banner 468 x 60

Convento Stº Antonio
O Convento de Santo Antônio, localizado no município de Ipojuca, é um dos mais antigos do Brasil e foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana. É considerado como um bem do patrimônio artístico e histórico, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937. O convento é o único que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas. Consta que naquele ano do século 17, frei Leonardo, ao desempenhar pela segunda vez em direção a Província Franciscana do Brasil, promoveu a fundação simultânea dos conventos franciscanos do Rio de Janeiro, Recife e Ipojuca. Devido a importância religiosa do convento de Ipojuca, este foi alvo, durante décadas, de muitas romarias, representando um grande marco do povoamento do município.

Ofertas 468x60

Igreja do Outeiro
A Igreja de Nossa Senhora do Outeiro está localizada em Ipojuca. Foi construída no século XVII pelos portugueses, juntamente com o pequeno cemitério que fica ao seu lado. A 137 metros acima do nível do mar, temos uma vista privilegiada de Porto de Galinhas, Maracaípe e Ilha de Santo Aleixo. A trilha de acesso via Maracaipe tem mais de 300 anos de história e foi utilizada para o tráfico de escravos e para a circulação de mercadorias no período colonial. Apesar de ser pouco conhecido para quem vai a Porto de Galinhas, o local exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.

468x60_reload-V2

Vídeo-Porto de Galinhas

Previsão do tempo em Porto


Stats

Agradecimentos
O Blog e toda equipe agradece a todos os turistas apaixonados por novos lugares, que vieram de todos os estados e países, visitaram este blog e encontraram nele o conteúdo que procuravam. Esperamos que tenha sido uma excelente fonte de informações e que tenhamos proporcionado uma incrível viagem pelo que há de melhor nas maravilhas naturais de um país chamado ...
Brasil.
Obrigado e volte sempre!
Thank you and come back soon !

MENU
HOME PAGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário