Jalapão - Atrações Turísticas




300x250_zanox_Oferta da Semana


468x60 Novo Razer
Atrações Turísticas
Visitar o Jalapão é vislumbrar um magnífico conjunto natural do cerrado brasileiro. Sobretudo, contornado por chapadas, serras e dunas alaranjadas, em oposição às cachoeiras e lagoas de tonalidades que vão do esmeralda ao azul turquesa.
Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, essa região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de uma água transparente e potável. O Jalapão é uma das poucas paisagens nacionais que se mantém quase imunes ao avanço da civilização, tanto, que é possível rodar quilômetros de estradas e não encontrar uma única pessoa. O Jalapão é simplesmente um grande oásis que convida você a uma imersão completa na natureza. Sem contar na sua riqueza cultural, que herdou influências de indígenas e comunidades quilombolas.

Dunas do Jalapão
Cenário mais famoso do Jalapão, as dunas surgiram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo, e são a segunda razão pela qual a região é chamada de deserto – a outra é a baixa densidade demográfica.
As dunas são um espetáculo natural cor de laranja, com até 40 metros de altura e 34 mil Km2 de extensão. A cor é decorrente da erosão natural dos paredões de arenito, de cor avermelhada, que ficam próximos dali. O vento acaba formando uma nuvem das pequenas partículas da rocha, que acabam caindo nas dunas, cobrindo-as com uma camada colorida. Clique em, Dunas do Jalapão.


Cachoeira do Formiga - Mateiros
Cores e cenários alucinantes. Apesar de pequena, a queda tem grande volume de água e forma um poço cristalino em meio a árvores, samambaias e palmeiras nativas. Perfeita para mergulhar e nadar. Localizada próxima a cidade de Mateiros (TO), a Cacheira da Formiga é simplesmente deslumbrante, pela cor de suas águas e, ainda, pelo nível de privacidade que oferece aos visitantes. Clique em, Cachoeira do Formiga.
468x60_BSB_SJP.jpg


Fervedouro de Mumbuca - Mateiros
O fenômeno natural conhecido como Ressurgência, no estado do Tocantins foi apelidado de Fervedouro. Não só pela peculiaridade de que é impossível afundar, mas os fervedouros são belíssimas nascentes que formam um poço com águas azuis e límpidas, e a primeira impressão é exatamente essa : um caldeirão de água borbulhante, rodeado de bananeiras, buritis e mata de galeria. As águas claras, a calmaria, a sensação de leveza, a paz e a vegetação que o cerca, fazem deles um dos meus lugares favoritos no Jalapão. O Fervedouro de Mumbuca, é conhecido como o de maior pressão no Jalapão. Ele fica bem próximo ao povoado de Mumbuca,(dentro do território quilombola-mumbuca), e também fica no meio, entre o Rio Soninho e Rio Formiga, em uma propriedade particular (Sr Ceiça – de Conceição – um nativo bem humorado e que se diverte com a visita dos turistas que pagam uma taxa bem pequena por pessoa.
Nele é somente Permitido apenas 6 por vez ao banho. Vale muito a pena visitar o fervedouro, é uma sensação única! Não importa o que você faça, não tem como afundar. Clique em, Fervedouros no Jalapão.

Cachoeira da Velha - Rio Novo
Deveria chamar-se “Cataratas do Rio Novo”, ou “Quedas do Jalapão”, a maior do Jalapão, faz um barulho ensurdecedor. Mas é conhecida como Cachoeira da Velha.
Localiza-se no Rio Novo, e é uma das maiores atrações do Parque. Tem grande volume de água cristalina mesmo na época da estiagem – entre maio e setembro - em duas quedas em formato de ferradura com cerca de 100 metros de largura e 15 de queda livre. Olhando de cima e conforme o ângulo, o formato lembra o mapa do Brasil. Conta com uma passarela e um mirante de onde se pode contemplar a cachoeira e a mata ao redor e, dando sorte, um pouco da fauna local. O banho não é permitido por questão de segurança, já que é um grande volume de águas revoltas.
Reza a lenda que: O nome viria ou de uma velha senhora que morava na área ou devido ao uma estória de assombração, em que aparecia uma velha no meio da queda d’água. Clique em, Cachoeira da Velha.
468x60_reload-V2


Cachoeira da Fumaça - Ponte Alta - Portal do Jalapão
São 45 m de queda livre, com grande estrondo, soltando enormes nuvens de vapor. Está situada a aproximadamente 75km de Ponte Alta, constituindo outro ponto de ecoturismo catalogado pelo município chamado de "Portal do Jalapão". As duas grandes quedas - 45 metros e 18 metros - formam um poço de águas verde-esmeralda.
Famosa pelo efeito evaporação que provoca uma enorme nuvem de fumaça em suas quedas dágua e pelo volume de água, que é formada pelo volumoso rio das Balsas. Por motivos de segurança, não é permitido chegar perto da cachoeira. Clique em, Cachoeira da Fumaça.

Cachoeira do Rio Soninho - Ponte Alta
Situa-se a cerca de 68 km de Ponte Alta com acesso pela estrada para o Rio da Conceição, constituindo-se em outro atrativo do município. O difícil é atravessar o rio Soninho – que naturalmente cai no rio do Sono – na época das chuvas. A cachoeira com cerca de 30 metros de altura, tem grande volume de água, uma queda d’água onde o rio faz uma curva e cai por um buraco num pequeno cânion bem estreito, que desagua num lago. O efeito é impressionante. Uma trilha conduz a um poço de águas verdes, bom para banho.Clique em, Cachoeira do Rio Soninho.

Gruta de Sussuapara - Ponte Alta do Tocantins
Localizada na altura do km 15 da estrada para Mateiros está uma gruta de 15 metros de altura e 60 metros de comprimento, aberta pela água, em rocha arenítica. Paredões de rochas impedem que o sol chegue até o solo, sendo iluminada pelo sol entre 11h e 13h. A vegetação em volta cânion é adapatda a climas úmidos de pouca luminosidade. Com o assoreamento das nascentes do Rio Sussuapara, o pequeno rio que cruza o cânion está quase desaparecendo. Sussuapara, é o mesmo nome atribuído ao um mamífero do cerrado, chamado de veado-sussuapara, cervo do pantanal. Clique em, Gruta de Sussuapara.
Maquiage_desconto_468x60


Morro da Pedra Furada - Ponte Alta
O morro ou a pedra tem aproximadamente 100 metros de extensão, e é um monumento natural, constituído de arenito, situado a aproximadamente 30km de Ponte Alta. Trata-se da ação da erosão natural, pelo vento e também pela chuva, que correu as partes mais moles da rocha original e deixou um arco, a pedra tem o buraco no meio. É símbolo do portal para o Jalapão, título reivindicado pela cidade de Ponte Alta. Acesso pela estrada para Pindorama do Tocantins, 31 km. É uma atração muito visitada pelos turistas que vão visitar o Parque, principalmente na hora do pôr do sol, quando costuma ficar bem cheio. Recomenda-se visitar pela manhã, quando fica vazio e a iluminação fica ótima para fotos. Clique em, Morro da Pedra Furada.

Praia dos Buritis - Rio Novo
Praia de areias finas e avermelhadas no Rio Novo com a presença de um pequeno veio d’água ao fundo. Uma praia fluvial de beleza singular localizada a aproximadamente 20 km rio abaixo da Praia dos Crentes. Na margem oposta pode se ver uma pequena praia com vários buritis. Destaca-se a forte presença de avifauna, com inúmeras araras sobrevoando no entardecer e ao amanhecer. Atrativo praticamente intocado, alvo de um trabalho de conservação e visitação controlada pela única empresa que atualmente opera rafting no Rio Novo. Acesso feito exclusivamente por via fluvial através da prática de rafting. Clique em: Viajadora - Dicas de viagens criativas e divertidas.
100 Million Reviews 468x60


Vídeo-Jalapão


Agradecimentos
O Blog e toda equipe agradece a todos os turistas apaixonados por novos lugares, que vieram de todos os estados e países, visitaram este blog e encontraram nele o conteúdo que procuravam. Esperamos que tenha sido uma excelente fonte de informações e que tenhamos proporcionado uma incrível viagem pelo que há de melhor nas maravilhas naturais de um país chamado ...
Brasil.
Obrigado e volte sempre!
Thank you and come back soon !

MENU
HOME PAGE
Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário