Fernando de Noronha - Atrações Turísticas




Saraiva Day 468x60

O Boticário
Ricardo Eletro
Livraria Saraiva

Atrações Turísticas
Hoje a economia de Fernando de Noronha depende do turismo, restrito pelas limitações do seu ecossistema delicado e que tem como seu maior reconhecimento, o titulo de patrimônio mundial natural da UNESCO. O arquipélago tem sido alvo da atenção de vários cientistas dedicados ao estudo de sua flora, fauna, geologia, etc.
Uma das praias mais bonita do país, a Baía do Sancho em Fernando de Noronha, eleita em 2014 a praia mais bela do mundo. A Baía do Sancho encanta pela sua água morna e cristalina e a diversidade marinha é fascinante no local. Tubarões, tartarugas, barracudas e uma variedade de aves são comuns na região. O clima tropical, flora e fauna atraem milhares de turistas todos os anos principalmente no verão e em feriados como Carnaval e Páscoa. As praias de Fernando de Noronha também são promovidas para o turismo e o mergulho recreativo. Suas praias estão entre as melhores e mais lindas praias do mundo.

Forte de Nossa Senhora dos Remédios
O Forte de Nossa Senhora dos Remédios, que data de 1737, localiza-se ao norte da Ilha. A subida íngreme até o Forte, é dura e exige disposição, mas do alto é possível ter vistas únicas das praias do Meio e da Conceição, com o Morro do Pico ao fundo.
É a mais importante das dez fortificações erguidas nos séculos XVII e XVIII para defender a ilha. Construído em um terreno alto, sobre as ruínas de um antigo reduto holandês.
Em posição estratégica sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago.
O conjunto encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 11 de novembro de 1937. Tendo abrigado presos comuns, à época do Estado Novo abrigou presos políticos. À época da Segunda Guerra Mundial voltou a abrigar guarnição militar.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira de Fernando de Noronha. Na Igrejinha como carinhosamente é chamada, a celebração existe desde 1947, quando a festa foi oficializada na ilha quando ainda era um Território Militar, tornando a data feriado no arquipélago. A data festiva é comemorada no dia 29 do mês de agosto. As comemorações começam com Terço e Louvor do dia 20 a 25, seguidos do Tríduo Festivo, com missa na matriz, às 20h, entre 26 e 28. No domingo, dia de Nossa Senhora dos Remédios, a procissão parte do Bosque Flamboyant, às 19h, seguida de Missa Campal, às 20h, na Praça São Miguel celebrada pelo pároco local.
A Igreja de N. Sª dos Remédios teve sua construção iniciada em 1737, sendo concluída em 1772, data que aparece em sua fachada. Até 1784, seus ornamentos estavam concluídos. Em 1748, já de pé a Capela-Mor, foi-lhe autorizada a colocação do Sacrário e dada a permissão para celebrações regulares. Na visita à igreja, preste atenção em quatro bancos de madeira gravados com a Cruz de Malta, na nave; no lavabo de cantaria e numa pintura no estilo manuelino, na sacristia. É o que resta do século 18.
O Boticário


Morro Dois Irmãos
O por do sol entre os morros é atração garantida no mirante do Boldró, onde se avista o Dois Irmãos. O morro é uma formação rochosa que emerge do fundo do Oceano Atlântico, na baía de Sancho em Fernando de Noronha. Recebe o nome de Morro Dois Irmãos devido característica peculiar de estarem lado a lado e possuírem praticamente mesmas formas estruturais. Assim como o restante da ilha sua formação é de origem vulcânica e tornou-se um local admirado para retirada de fotografias por ser um local romântico e paradisíaco.
Segundo reza a lenda que paira na Ilha até os dias de hoje, conta-se que: O namoro clandestino foi, finalmente, descoberto. E, para dar exemplo aos demais gigantescos habitantes da ilha, diante da conduta pecaminosa do casal, foram eles condenados: tiveram decepados seus órgãos. As partes ficaram então expostas, à vista de todos os ilhéus, para que outros adultérios não fossem cometidos.

Palácio São Miguel
Sede da administração de Noronha, foi construída em 1948 por sobre as ruínas da antiga Directoria do Presídio. Esta era um casarão colonial situado no centro da praça d´armas da Vila dos Remédios, com janelas ogivais, um só pavimento e grande escadaria de acesso. O palácio foi erguido por pessoas da própria ilha, sob a coordenação do ex-preso político comunista Mariano Lucena. No seu interior, em algumas paredes, foram deixadas evidências da construção anterior, em pedra, fruto da mão-de-obra carcerária então existente. Sua construção e alteração arquitetônica teve como objetivo acolher a sede do governo do Território Federal Militar. Em alguns períodos de governo, o pavimento inferior serviu também como residência do Governador. Inaugurado em 1948, o casarão possui móveis de meados do século e duas telas de valor ornamental e de grande porte, obras do pintor pernambucano Wash Rodrigues e um vitral com a imagem do arcanjo São Miguel, em tamanho natural, feito pela vitralista Aurora Lima, discípula do artista alemão Henri Moser.

Reduto de Nossa Senhora da Conceição
O Reduto de Nossa Senhora da Conceição localizado na praia da Conceição, no setor norte da ilha, foi levantado ao fim do ano de 1737, sua planta foi desenhada em forma de um trapézio com dois edifícios e no século XX, serviu também como enfermaria de um presídio. Também conhecido como Fortim da Conceição, integrava a defesa do setor norte da ilha, dominando a praia da Conceição, cooperando para esse fim com o Reduto de Santa Cruz do Pico.
Citado por Barretto (1958), foi erguido a partir de 1737 com planta do Engenheiro militar Diogo da Silveira, sob a direção do Tenente-coronel João Lobo de Lacerda, foi guarnecido por um Alferes e trinta e dois praças, e artilhado com dez peças de ferro de diferentes calibres. Um mapa inglês da Ilha de Fernando de Noronha (Londres, 1793), exibe o Forte da Conceição dominando a enseada e a praia do Cachorro em posição oposta ao Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, a nordeste, e as praias do Meio e da Conceição, a sudoeste.
cameras - 468x60


Essa foto de Forte de Nossa Senhora da Conceição é cortesia do TripAdvisor

Reduto de Santa Cruz
O Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico localiza-se no sopé do Morro do Pico, na Ilha de Fernando de Noronha. De acordo com Barretto (1958), o reduto era conhecido também como Fortim do Pico, integrava a defesa do setor noroeste da ilha, com a função de evitar qualquer eventual desembarque inimigo na praia da Conceição, cooperando com o Reduto de Nossa Senhora da Conceição, na outra extremidade da praia, a nordeste.
O Morro do Pico com seus 323 metros de altura, é o cume de um grande sistema de montanha submarina de origem vulcânica que se ergue do chão do oceano a cerca de 4.000 metros de profundidade.

Reduto de Santana
O Reduto de Santana – Pode ser chamado também de Reduto do Armazém ou Parque de Santana, localizado na praia do Cachorro vizinho de outro ponto bastante conhecido, o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, integrava a defesa do setor norte da ilha, e destinava-se à defesa da vila do Cachorro, vizinha ao Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, de acordo com o Relatório do 2º Tenente Paulo Amberim de Paiva (GARRIDO, 1940:56).
Antigamente era o lugar onde se guardavam apetrechos de artilharia e munições de guerra. No Segundo Reinado, 1846 foi aumentado e logo após reparado.
Os demais locais que mantinham a segurança da ilha eram: Reduto de Santo Antônio, Reduto de São João Batista, Reduto de São Joaquim, Reduto de São José do Morro, Reduto de São Pedro da Praia do Boldró,Reduto do Bom Jesus, Fortim da Praia da Atalaia. Todos estratégicamente posicionados para a defesa da Ilha.

Projeto Tamar
O Tamar iniciou suas atividades de pesquisa e conservação no arquipélago em 1984. O Centro de Visitantes de Fernando de Noronha foi inaugurado em 1996. Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha: Painéis explicativos, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, silhuetas, exposições de esqueletos, maquetes e vídeos, apresentam as características biológicas, as principais ameaças à vida desses animais, seu complexo ciclo de vida e as atividades desenvolvidas pelo Tamar para sua conservação.
Hoje, o Centro de Visitantes - Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha do Projeto Tamar de Fernando de Noronha recebe cerca de 40 mil visitantes/ano. Clique em, Projeto Tamar e continue lendo.
Livraria Saraiva

468x60 Novo Razer


Projeto NAVI
Seu passaporte para o mundo submarino do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Um projeto de estilo futurista tem redesenhado a observação subaquática no Arquipélago de Fernando de Noronha , venha conferir essa nova onda na Pérola do Atlântico.
O Projeto NAVI, apresenta a Navi, uma hidronave com inovadora tecnologia de visão subaquática. Foi projetada para abrigar a maior lente de visão subaquática do mercado civil (3m x 2m). Seu desenho futurista é tão revolucionário que, a primeira vista, lembra uma nave de ficção cientifica. Uma placa transparente no chão da moderna embarcação permite a observação subaquática.
Durante o passeio, de 1h30, um guia dá detalhes sobre as espécies. Saídas às 8h, 9h30, 11h e 14h do Porto de Santo Antônio. Antes de embarcar na NAVI, os visitantes recebem uma aula de introdução aos conceitos básicos da arqueologia submarina, oceanografia, conservação da vida marinha.
O projeto Navi quer dizer Natureza Viva. É muito mais que um passeio marítimo. Acompanhando de instrutores e com material descritivo, as pessoas conhecem a natureza do mundo submarino de Fernando de Noronha. Clique em, Projeto NAVI e continue lendo.

O Surf em Noronha
Fernando de Noronha é, reconhecidamente, um dos melhores lugares do Brasil para a prática do surfe, e suas ondas tubulares e cristalinas atraem surfistas para praias como a Cacimba do Padre, Boldró, Cachorro, entre outras. Muitos surfistas de todo o mundo visitam suas praias procurando suas famosas ondas.
O auge do surf no arquipélago de Fernando de Noronha ocorre entre os meses de novembro e março, todavia, durante todo o restante do ano, a ondulação permanece constantemente boa. O período indicado ganha destaque pois recebe um swell gigantesco gerado pelo inverno no Atlântico Norte. As ondas, que chegam a até 5 metros, quebram em um período similar às ondas do Hawaii, fato este que o rendeu o título de o “Hawaii brasileiro”.

Vídeos


Próximos Tópicos
Praias e Diversão: Agitos Noturnos, Projeto Golfinho Rotador (vídeo), Mergulho em Noronha (vídeo), Rapel em Noronha (vídeo), Praia e Baía do Sueste (vídeo), Un Tour por Noronha (vídeo), Segurança e Prevenção. Clique em, Praias e Diversão.


Previsão do Tempo em Noronha
Stats

MENU
HOME PAGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário